scribus_LOGOA diagramação consiste em definir o formato final que o texto terá no seu suporte (papel, arquivo digital etc). Geralmente é feita com programa próprio para essa finalidade, gerando-se um arquivo fechado (PDF) que será enviado para a gráfica ou convertido em um ebook. A maioria dos autores, por não possuir conhecimentos específicos nessa área, terceiriza essa função. A Edições Cobra também realiza esse serviço de diagramação com um ótimo preço. “Mas eu quero diagramar meu livro!” Certo, se você está disposto a aprender, o Scribus é um excelente software livre e gratuito, com bastante tutoriais e dicas disponíveis na internet.

Começando na diagramação e Scribus

Quando diagramei meu primeiro livro, Guerras Contidas, fiz tudo de forma bem amadora. Não sabia nem por onde começar, mas a ideia de publicar meu livro era firme. Eu também não possuia dinheiro nenhum. Contei com a ajuda do Prof. Miotello da Pedro & João Editores, responsável pela publicação do livro. “Faça no Word mesmo”, disse-me, mostrando rapidamente no computador como usar o recurso de “quebra de página”.

Foi o que fiz. O resultado foi suficiente (veja o resultado final conhecendo o livro Guerras Contidas), mas eu sabia que existiam programas próprios para diagramação e muito mais adequados. Depois aventurei-me um pouco no PageMaker, da Adobe, que depois se tranformaria no InDesign. Não me aprofundei muito no programa e só voltei a me interessar novamente por diagramação mais tarde.

No ano de 2008 participei da criação de uma ONG, o Instituto Cultural Janela Aberta, que possuia patrocínio da Gráfica Futura para impressão de um jornal cultural, mas não havia quem fizesse toda a edição do jornal, incluindo a diagramação. Nessa época eu já era um entusiasta do Software Livre e o nome do Scribus surgiu em todas as pesquisas. O InDesign é o grande nome do mercado, o programa “padrão”. Não sei em quais aspectos o Scribus é inferior, pois desde que comecei a utilizá-lo, nunca mais parei. Ao longo dos anos fui testando o programa e produzindo o Jornal Janela Aberta (clique para conhecer o resultado, o download das edições é gratuito) e afirmo que ele atende a todas as minhas necessidades .

Diagramação com Scribus

O Scribus é gratuito, possui interface em diversos idiomas e funciona também em Linux e Mac. Baixe-o no site Scribus.net. Com ele você pode fazer diagramações profissionais de livros, revistas ou mesmo cartazes. É possível trabalhar com facilidade texto e imagem, usar diversas camadas de sobreposição, hifenizar textos, configurar cada milímetro de espaço entre linhas, palavras ou mesmo caracteres.

print da tela do scribus mostrando sua interface e a capa do catálogo da edições cobra

Não pretendo ensinar a usar o programa pois você pode aprender praticamente tudo através da wiki do Scribus, disponível também em português. Além disso existe a lista de emails da comunidade brasileira, onde você pode tirar suas dúvidas a aprender mais.

O maior diferencial que vejo no programa entre os editores de texto comuns, é que ele permite um controle total de textos e imagens (sempre colocados em caixas reguláveis), a precisão nas medidas, um fácil manusear da sobreposição dos elementos (tudo fica em um nível de sobreposição numerado e você ainda pode crirar camadas) e um ótimo fechamento de arquivo em PDF.

Baixe o Scribus, leia a wiki e faça seus testes. Você vai ver que não é tão difícil começar a diagramar seu livro, jornal ou revista. E você já sabe, se não conseguir ou não tiver tempo, nós podemos prestar esse serviço de diagramação para você.

Boas diagramações!

Gostou? Compartilhe